top of page
Âncora 1

CASA DAS GARAPAS

2015

Brasília/DF

LOCALIZAÇÃO

Brasília/DF

PROJETO

2013

EXECUÇÃO

2015

ÁREAS

Terreno - 1926m²

Residência - 408m²

AUTORES

Brunno Vilela

Guilherme Araujo

Pedro Grilo

EQUIPE

Laíssa Novais

Mariana Freitas

O terreno apresenta desnível de dez metros em direção aos fundos repleto de árvores nativas do cerrado. A premissa foi a preservação da vegetação local.

A residência é implantada na porção central do lote, com um acesso de pedestres em um deck de madeira suspenso sobre a mata nativa, ao nível da rua, além de uma rampa para veículos que conduz os moradores ao pavimento inferior da casa.

No pavimento inferior, foram dispostas as zonas de serviços da casa: a área de serviço e a despensa, a cozinha e a churrasqueira. As duas últimas integradas. A churrasqueira é a continuação espacial da varanda, ambas abertas para o fundo do lote, onde ficam a piscina, área de lazer da família.

O desencontro proposital entre o volume do pavimento inferior, mais aos fundos, e o superior, mais à frente, gerou a possibilidade de se caminhar por sobre a laje da sala, onde foi criado um jardim seco e um espaço de convívio junto às copas das árvores.

A relação com a natureza é bem presente: a antessala observa a Garapa principal; a sala de jantar se alinha ao sul com uma Copaíba; a cozinha vê duas Perobas; a sala de TV duas Garapas menores; e a sala de estar dá acesso à varanda e o gramado dos fundos.

O pavimento superior é um volume linear, transversal ao lote, de modo a se encaixar entre as árvores existentes. Nele concentra-se o núcleo íntimo da casa: três suítes orientadas para o nascente, com acesso a partir de um eixo lateral de circulação.

bottom of page